A Mágica da Meditação

A saúde mental de crianças e jovens preocupa você?

É provável, que você tenha visto nos jornais as tristes notícias sobre crise de ansiedade coletiva em escolas e sobre o aumento da ansiedade em jovens.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), metade das doenças mentais diagnosticadas em todo o mundo começa a partir dos 14 anos. A OMS estima que 1 em cada 5 adolescentes enfrentam algum transtorno nessa fase da vida. Além disso, no Brasil um estudo feito em 2015 pelo Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes, apontou que 13% das pessoas entre 6 e 16 anos tinham transtornos mentais, sendo os mais prevalecentes a ansiedade. Acredita-se que este número aumentou depois da pandemia.

O que fazer diante deste cenário?

Sabemos que, tanto as condições do ambiente, quanto herança biológica interferem nestes transtornos, assim como sabemos que a ansiedade e nervosismo dos pais, educadores e cuidadores têm influência crucial na saúde mental das crianças e jovens.

Por isso, as atividades de prevenção devem contar com a participação de pais, educadores e cuidadores da criança e do adolescente. É fundamental que o adulto esteja engajado em seu processo de cultivo de uma mente mais tranquila capaz de ter uma visão mais ampla das situações desafiadoras e, assim, contribuir com o gerenciamento de tais circunstâncias junto às crianças e adolescentes.

Está cada vez mais evidente e urgente a necessidade do cuidado com a saúde mental. A boa notícia é que meditação ajuda a construir uma mente saudável capaz de diminuir a agitação e as muitas vozes da emoção e, assim,  lidar com as situações e desafios da vida com mais serenidade e clareza.

Para continuarmos construindo uma mente tranquila, oferecemos diversos cursos, grupos de estudo e meditação, formação e programas. Estes são os nossos esforços em construir uma sociedade mais saudável!



VOLTAR PARA O BLOG