Estamos vivendo um momento difícil no qual muitos de nós se sentem exaustos. Quando estamos exaustos, muitas vezes, ficamos impacientes e irritados, e quando as crianças não querem participar das aulas ou colaborar com os afazeres da casa, essa pode ser a gota d’água para os conflitos surgirem.
Minha dica para lidar melhor com as crianças em casa e todas as demandas que isso exige é que o adulto (mãe, pai, avós…) reserve um tempo para fazer pequenas pausas no dia, assumindo essas pausas como uma necessidade fisiológica como ir ao banheiro. Quando dá vontade de fazer xixi, por exemplo, é possível segurar por um tempo, mas logo é preciso atender essa necessidade. Assim deve ser também com as pequenas pausas diárias. As pausas nos ajudam a sair do piloto automático e pausar os pensamentos incessantes.
O que isso tudo tem a ver com as crianças e suas demandas?
Tudo! 🙂 Queremos que as crianças colaborem, certo? Mas para colaborar elas precisam ser vistas e ouvidas.
Quando estamos no automático e estamos irritados e impacientes, não temos espaço para o diálogo com elas.
Muitas vezes, tomamos a decisão pela criança e não a incluímos nessa decisão: “Não faça isso, vai se machucar!” ou “Você TEM QUE estudar (e é agora)!”
Atualmente, as mães e os pais têm tido dificuldades com as aulas online. O que fazer além dessas dicas?
1. Lembre-se que este momento está difícil para todos, inclusive para as crianças e jovens.
2. Afirme para a criança a sua capacidade de estudar, sabendo que pode contar com você para quando tem dúvidas, tem alguma dificuldade, que você sempre estará disponível para isso. Assim, você devolve a responsabilidade para a criança. É importante os pais se conscientizarem que o processo de aprendizagem é uma etapa importante no crescimento dos filhos e que é uma responsabilidade da criança.
Ela sente vergonha de falar com os colegas no contexto online? Será que ela precisa de um espaço diferente, arrumar um cantinho melhor, dentro das possibilidades para fazer a atividade? Será que ela vai se sentir mais confortável colocando um fundo de tela ao invés de mostrar o ambiente onde ela mora ou onde ela está?
Procure encontrar juntos maneiras de as aulas serem melhor para ela e converse também sobre as limitações do momento.
4. Se a criança te pedir ajuda, esteja verdadeiramente na presença dela. Sem pensar que tem o jantar para fazer, louça para lavar, escolha um momento em que pode priorizar estar com ela. Isso pode dar segurança para a criança te pedir ajuda e sentir que pode contar com você quando ela precisa.
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